A Importância da psicomotricidade na Educação Infantil


A psicomotricidade tem importantes funções no desenvolvimento da criança

É através dos movimentos que as crianças articulam toda sua afetividade, desejos e suas possibilidades de comunicação, por isso é fundamental que o desenvolvimento psicomotor seja pleno, trabalhando as habilidades básicas, através de condições mínimas necessárias para uma boa aprendizagem, constituindo a estrutura da educação psicomotora.

A psicomotricidade é uma ciência que visa buscar as atividades certas e adequadas para cada etapa do desenvolvimento da criança na Educação Infantil, e esse momento muito importante e significativo, pios cada etapa e habilidade de aprendizagem tem fases para serem trabalhadas, isso significa que, se passar o tempo e as habilidades não forem desenvolvidas, elas podem ser aprendidas pela criança, mas não com tanta intensidade.

A Educação Infantil é uma importante fase no desenvolvimento de uma pessoa, pois nesse momento ela é estimulada para ter uma formação integral, trabalhando as habilidades emocionais, cognitivas e motoras, uma vez que para a criança, se movimentar significa muito mais que mexer o corpo: é uma forma de expressão e socialização de ideias, ou até mesmo a oportunidade de desabafar, de soltar as suas emoções, vivenciar sensações e descobrir o mundo.

Quando está no processo de aprendizagem, a criança precisa interagir com outros coleguinhas e para isso, ela necessita estabelecer comunicação, que não se dá apenas pela forma oral, mas principalmente pelos gestos. A psicomotricidade existe nos menores gestos e em todas as atividades que desenvolve a motricidade da criança, visando o conhecimento e o domínio de seu próprio corpo, através de jogos e brincadeiras direcionadas.

O desenvolvimento psicomotor envolve o esquema corporal, a lateralidade, a organização espacial e a estruturação temporal. Além desses aspectos, é importante trabalhar as percepções e atividades pré-escritas. A escola exerce um papel crucial em todo esse processo, mas o ambiente doméstico também pode desenvolver desse lado tão importante para a vida de uma criança, com brincadeiras que estimulem o senso de espaço, movimento e percepção da criança. Essas atividades permitem que as crianças descubram e expressem suas capacidades, através da ação criativa e da expressão da emoção.

Outra atividade bastante recomendada é desenhar. Se o pequeno tem vontade de desenhar, procure estimular sempre que possível. O ideal seria que todas as crianças pudessem ter, desde cedo, algum contato com o lápis e o papel. No início serão sempre rabiscos, mas logo estarão desenhando formas mais comuns e fáceis de reconhecer. Quanto mais a criança desenhar, mais ela irá aprimorar essa habilidade, e mais benefícios ela terá em seu desenvolvimento.

Fontes: http://www.inttegrare.com.br/novidades/noticia/57/qual-a-importancia-da-psicomotricidade-para-o-desenvolvimento-infantil-e-para-aprendizagem

https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/esporte/a-importancia-da-psicomotricidade-para-educacao-infantil/48643

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *